Que tempos são estes, em que aprender está tão fora de moda? O que faz com que hoje em dia a escola seja um sítio apreciado pelos alunos, excepto aquela pequena parte que dá pelo nome de... como é qué? uhmmm esper... Ah! Já sei! Aulas! Ainda esta semana um aluna me respondeu, quando lhe perguntei o que estava a fazer na escola se não tinha aulas, que gostava da escola. Só não gostava das aulas. Pormenores!...
É este o meu público. É para pessoas com este perfil que tenho de trabalhar diariamente. E não é fácil. Nada fácil arranjar motivação para me levantar todos os dias, ir para a escola entrar na sala de aula e tentar ensinar alguma coisa aquem, não está especialmente vocacionado para apresnder. Não que não saibam. Apenas não querem. A escola para muitos dos miúdos de hoje é uma seca; é uma obrigação estúpida porque nela não vêem qualquer sentido ou utilidade. Poucos são aqueles que vão para a escola com verdadeira vontade de aprender. Curiosos e ávidos de saber. Os alunos não fazem perguntas, não questionam, não têm interesse. De resto, demonstrar interesse nas aulas é muito mal isto pelos colegas.
No período passado fiz um teste de avaliação ao sétimo ano em que os conteúdos eram tão somente os limites naturais do continente europeu, grandes regiões europeias, países e capitais. As perguntas não envolviam raciocínio. Ou se sabe ou não se sabe. A forma de estudar para este teste era, basicamente, decorar. Olhar para o manual ou para um atlas, para o mapa político da Europa, sentar ao computador e ir à net procurar um mapa ou utilizar algum software como o google earth, google maps ou semelhante e decorar. Numa das turmas tive resultados de sete por cento. Em quinze alunos tive três positivas. Reacções dos alunos? O aluno que alcançou a melhor classificação chorou porque não tinha conseguido Excelente, os outros que tiraram Fraco riam-se do que tinha tirado a melhor nota!
Sim. Está tudo ao contrário. Os alunos que não têm negativas são olhados de lado. Alguns chegam a ser postos de lado e maltratados pelos colegas. Os que têm oito e mais negativas (este ano tenho vários alunos com mais de dez negativas!!) sentem-se os reis do pedaço.
Apetece-me desistir. Mesmo. Apetece-me ir embora. Fechar a porta e entregar os pontos. E não me falem em motivação e estratégias, porque não há estratégias nem forma de motivar quem não quer aprender!
Realmente é lamentável o que se anda a passar na cabecinha destes adolescentes. Como podem eles felicitar quem tem negativas e rebaixar quem tira positivas?! Anda de facto tudo ao contrario, nunca pensei que chegássemos a este ponto. E para quem é professor deve ser triste e desmotivante ver tais atitudes, quando faz de tudo para ensinar e os alunos nem a isso dão valor.
ResponderEliminarMuito mesmo triste e mesmo mesmo desmotivante. Obrigado por teres passado por cá. Volta quando quiseres.
EliminarObrigada. Eu bati à porta, mas ela estava aberta e entrei :)
EliminarBom fim de semana*
Fizeste muito bem! Mas o meu charco não tem porta. É só chegar e sentar!:D
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