domingo, 29 de julho de 2012

Dos concursos

Ridícula a aplicação informática que temos de utilizar para concorrer ao concurso de professores. Foi alterada este ano, e conseguiram deixar a coisa ainda menos intuitiva e user friendly do que era anteriormente. Para além disso o ministério resolveu reformular os tipos de horários a que os professores contratados podem concorrer. Assim, em vez dos quatro tipos de horários anteriores, há agora apenas três,o que dificulta em muito o procedimento de escolha dos locais a que pretendemos concorrer. Senão vejamos: Existe o horário completocom vinte e duas horas lectivas (tipo1); o horário entre as quinze e as vinte e uma horas (tipo2) e entre as oito e as quinze horas (tipo3). O ordenado é mais ou menos proporcional: horário completo cerca de 1100 euros mensais. A questão coloca-se nos intervalos que são demasiado largos para os outros dois tipos de horários. Um professor contratado que tenha um horário de quinze horas, recebe 750 euros, mas um que tenha vinte e uma horas recebe 1050. Esclarecidos? Quando se concorre completamente às cegas (porque não se sabe quantos horários vão aparecer, em que escolas, com quantas horas e qual a duração do contrato) isto torna o processo de concurso tudo, menos transparente.
Talvez seja mais fácil jogar no €milhões...

Existem três tipos de áreas às quais podemos concorrer os QZP's (ou Quadros de Zona Pedagógica) que são áreas mais ou menos coincidentes com os distritos (existem vinte e três QZP's em Portugal Continental, de Norte a Sul) os concelhos e os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas. Quando conccorremos a um QZP, estamos a dizer que aceitamos um horário em qualquer escola desse QZP. O mesmo quando concorremos a um concelho. Há concelhos que têm apenas um agrupamento de escolas, mas há concelhos que têm vários agrupamentos de escolas: quanto mais população tiver o concelho, mais agrupamentos haverá.

Diz a aplicação que tenho de concorrer a um mínimo de dois qzp's e a um máximo de vinte e três, mínimo de dez concelhos e máximo de cinquenta e a um mínimo de vinte e cinco escolas e a um máximo de cem.. Ora, como não tenho nada a perder, concorri aos vinte e três QZP para os horários completos. "E pronto", pensei eu, "assim concorro a todas as escolas, de todos os concelhos, de todos os QZP do país." Ainda assim, achei que deveria concorrer para os horários tipo 2, entre quinze e vinte uma horas para alguns concelhos, não se vá dar o caso de não conseguir um horário completo.

Preenchi os códigos dos concelhos na malfadada aplicação. Quando tento submeter as minhas preferências, a aplicação diz-me que tenho erros. Qual é o erro? Se já concorri a todos os QZP e por defeito a todos os concelhos que os compõem, qual o erro? Simples: a aplicação está (mal)feita de forma a não permitir que um candidato concorra a um horário mais pequeno sem concorrer antes a um horário maior. Ou seja, tenho de inserir primeiro os concelhos a que pretendo concorrer a um horário mais pequeno com um horário maior antes. Estúpido? Sim! Tanto mais que ao repetir concelhos com horários tipo 1, tipo 2 e tipo 3, na verdade não podemos concorrer a 50 concelhos mas apenas a cerca de 16,66666 concelhos. Brilhante! O mesmo se quisermos concorrer a escolas. Em vez de 100 escolas, podemos apenas concorrer a 33,3333 escolas.

Isto é que é Matemática, Sr. Ministro!



Não haja dúvida que o MEC está cada vez mais eficiente. Em eliminar professores do sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário