quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher

Sempre me causou alguma estranheza ter de haver um dia reservado para tratar desse ser chamado mulher. Não porque não ache que o mereça, não é isso. Apenas porque é redutor que não se faça de todos os dias, dias da mulher, e do homem e de criança e do animal, e do ambiente e da água, e da música e dos namorados (!) e da mãe e do pai e do que mais se lembrarem.

Percebo e aceito que tenha sido criado este dia para lembrar as mulheres que, espalhadas pelo mundo não viam (e não vêem!) os seus direitos respeitados. E não falo de direitos da mulher, mas de direitos enquanto pessoa, enquanto ser humano. E porque, para o bem e para o mal, vivemos num mundo demasiado masculinizado, onde os homens mandam demasiado, e tantas vezes, demasiadamente mal.

Não pretendo fazer o elogio da mulher, porque não é necessário. Outros o fizeram bastas vezes muito melhor do que eu seria capaz. Mas parece-me importante assinalar, que antes de serem mulheres, são pessoas. E como pessoas que são têm virtudes e defeitos, dias bons e dias menos bons, sonhos, esperanças, desejos. Pois que o sejam.

Um bom dia para todos. E todas, claro!

Sem comentários:

Enviar um comentário