segunda-feira, 19 de março de 2012

Percepções

Ando cada vez mais surpreendido com a percepção que os alunos têm relativamente à forma como lhes correm a vida escolar em geral e os testes em particular.

Não consigo deixar de ficar abismado como, no final da aula em que fazem teste, quando questionados sobre como correu, invariavelmente respondem:" Correu bem!" Mas com tal confiança e convicção que chego a ficar convencido que no momento da correcção vou ter bons resultados. Puro engano!

O caso mais paradigmático foi o de um aluno que me disse: "Correu mesmo bem! Vou ter boa nota!" Até corrigi o dele primeiro. Resultado? 12,5%! Não quero imaginar se tivesse corrido mal. :s

Há alguns traços que caracterizam os miúdos hoje em dia (sim, eu sei que estou a generalizar, mas que hei-de fazer se a esmagadora maioria dos alunos que tenho têm este padrão de comportamento?), a saber:
- desresponsabilizar. "Não fui eu. Não fui só eu. Eu não fiz sozinho. O professor só me vê a mim. O professor persegue-me. Não pude fazer porque... Não tive tempo. O pc avariou. Acordei tarde."
- não querer saber. "Não faz mal. Não se chumba no Natal, nem na Páscoa. Não me importo. Pode-me pôr de castigo, não tem importância. O meu pai não me diz nada."

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário