terça-feira, 13 de novembro de 2012

Puxar pelo físico

que da cabeça já não se tira grande coisa.

Hoje o meu colega de casa, que é professor de educação física desafiou-me para ir correr. Fiquei indeciso. Correr na escola, com os miúdos por lá, não me pareceu grande ideia, mas porque as dores de costas são muitas e porque não tenho feito actividade física nenhuma, resolvi ir. Fui. E por pouco não ficava lá. Comecei a correr com ele, mas ao fim de três voltas à pista (que tem apenas 160m) já sentia a pulsação acelerada, a cara afogueada, os bofes com vontade de conhecer o mundo cá fora e uma vontade enorme de não dar nem mais um passo. Porém como havia alunos meus a assistir a esta triste figura, aguentei estoicamente mais outras três voltas a correr. A esta altura, já todo eu era suor e cansaço. Resolvi andar. Dei mais umas três voltas.

O meu colega, para abrandar o ritmo (só se for o dele!) corria nas rectas e andava nas curvas. Diz que é para treinar a resistência.
Só se for a dele, que a minha já tinha acabado no final da segunda volta. Quando me senti menos tonto e capaz de pôr a língua para dentro, ainda o imitei: corria nas rectas e andava nas curvas. Deu para mais uma volta. Depois encostei às boxes. Com a desculpa dos alongamentos, sentei-me num banco a pensar na vida. Se é que se pode chamar "pensar na vida" ao acto de tentar ganhar fôlego, controlar  a respiração e fazer os possíveis para deixar de ouvir o coração nos ouvidos. Depois disso, ainda dei mais duas voltas a andar, uma a correr e recolhi ao pavilhão com a pouca dignidade que consegui conservar.

Resultado: estou mal. Muito mal, Vá. Cereja em cima do bolo, o meu colega disse-me que tinha estado hoje na aula de 5.º ano a fazer corrida e que houve miúdos a correrem mil metros em cinco minutos. Sim, estou envergonhado. Mas não vou desistir. Vou voltar a ir correr com ele (em sentido figurado, claro!).

2 comentários:

  1. A isso chama-se PDI! Conheço os sinais porque sofro do mesmo...Não desistas..."dos fracos não reza a história"!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. :) Nada como um pouco de incentivo. E sim, é mesmo PDI!! :D

    ResponderEliminar