segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Conversas

Há pessoas que fazem de cada reencontro uma festa. 

Mesmo que o assunto de conversa não seja propriamente alegre ou feliz. A verdade é que ter a felicidade de encontrar pessoas com as quais se pode conversar qualquer assunto, para lá do tempo e do que passa na tv é um bem precioso e cada vez mais raro. Daí ser motivo para festa! 

No mundo em que vivemos, nesta sociedade de consumo pós-moderna em que o ter e as aparências estão tantas e tantas vezes acima do que realmente conta e é importante, poder trocar uns dedos de conversa com quem nos entende e fala a mesma linguagem, e que para além disso está receptivo a ouvir opiniões e posições diferentes das suas e tem argumentos lógicos e credíveis para o que diz, é cada vez mais raro. Gosto de ter pessoas assim, que me desafiam intelectualmente. Que me espicaçam e fazem reflectir sobre as minhas posições e argumentos. Que comigo partilham, mais do pontos de vista, convicções sem no entanto me tentarem "converter" às suas verdades.

Regressar a um sítio onde sempre me senti bem acolhido, por pessoas que têm idade para ser meus pais e ter uma conversa aberta, franca e honesta, sem medos, sem restrições; ter o privilégio de ser os ouvidos para o desabafo de alguém, que não poucas vezes foi quem me ouviu falar e me aconselhou de forma serena e meiga; ser surpreendido pela descoberta de uma enorme sensibilidade de quem sofre pelos seus e pouco ou nada pode fazer. Poder, nesta fase da vida, retribuir é um privilégio e um prazer.

Conversas boas. Daquelas que nos aquecem por dentro e nos fazem sentir úteis. Sou todo ouvidos! Vamos a isso!

2 comentários:

  1. Acho que tens toda a razão. Torna-se cada vez mais difícil ter conversas interessantes sobre ideias e ideais. É bom termos pessoas ao pé de nós com quem podemos estar e ser tudo aquilo que queremos ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a tirania dos media: enchem-nos a cabeça de nada e retiram-nos o estímulo, reduzindo a capacidade de argumentar.
      Sim, tens razão! É mesmo muito bom! :)

      Eliminar