quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Testes intermédios

Feitos ontem, corrigidos hoje.
Os resultados são tão maus que me envergonham.
Envergonha-me ter alunos no nono ano que não sabem escrever uma resposta curta sem dar erros. Envergonha-me constatar que uma boa parte deles, ao ler as questões do enunciado da prova não consegue descodificar correctamente o que lhes é pedido. Envergonha-me saber que em trinta alunos tive três positivas. E que nenhuma dessas positivas sequer chega aos cinquenta e cinco por cento. Envergonha-me. E não consigo deixar de pensar, que parte da responsabilidade por estes resultados é minha. É verdade que só sou professor deles este ano lectivo, mas ainda assim...

A falta de trabalho dos alunos é assustadora. A maior parte destes miúdos vai para as aulas fazer NADA. Rigorosamente nada. Nem serviços mínimos se esforçam por cumprir.

No início de Janeiro, estive a analisar com eles as informações do GAVE, projectei o documento, fui à página do GAVE, mostrei-lhes os sítios onde poderiam ir ver  e descarregar os enunciados dos testes intermédios dos anos anteriores. Para quê? Que tenha visto, apenas um aluno me mostrou os testes impressos.

Os resultados estão aí para quem os quiser ver. A média foi de 27,6%. A classificação mais alta 53% e a mais baixa 0%. Sim, zero. E respondeu a todas as questões!

Há coisas fantásticas não há? :/

2 comentários:

  1. Como te percebo... como professores sentimo-nos responsáveis pelos resultados dos nossos alunos :( Mas também sei que é MUITO IMPORTANTE que eles se responsabilizem pelos seus próprios resultados... e o mais triste é que a maioria não o faz. É mais fácil responsabilizar os outros...
    Mas quem os pode censurar? Esse exemplo é dado pelos nossos governantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos de acordo. A cultura da desresponsabilização e de passar a culpar ao(s) outro(s) é um hábito tão tipicamente português. Bem que passávamos sem ele!

      Eliminar