sábado, 17 de setembro de 2011

Ainda há esperança!

Hoje quando estava na sala de estudo, apareceu por lá uma garotinha de uns 10/11 anos, a olhar para tudo que existe na sala com um ar de deslumbramento. Fixou os olhos numa Carta Geológica de Portugal que estava pendurada no quadro e perguntou onde ficava a terrinha onde aqui o sapo tem o seu charco. O sapo tirou o mapa da parede, colocou-o em cima da mesa e indicou-lhe o local. Depois perguntou onde era Lisboa. Ajudei-a a procurar e de olhos arregalados disse que era muito longe!  Fui buscar um outro mapa porque me perguntou onde era França. Abri o mapa da Europa e ela ficou muito surpreendida, por neste mapa Portugal ser tão mais pequeno. Procurei um Planisfério mas não havia nenhum na sala. Entretanto, perguntou o que significava um x que estava marcado na Carta Geológica: disse-lhe que os mapas têm legendas que ensinam a perceber os símbolos e as cores. Procurou o quadradinho da legenda que correspondia ao símbolo pretendido. E encontrou!
Depois circulou pela sala a perguntar coisas atrás de coisas e eu fiquei maravilhado pela capacidade de a garota se interessar por quase tudo e por ter aquela curiosidade que começa a ser difícil de encontrar. Os miúdos hoje já sabem tudo, já viveram tudo e perderam, em grande parte, esta capacidade de se deslumbrarem pelo desconhecido, de quererem saber mais.

Hoje nos olhos daquela menina, vi sede de conhecer e perceber o mundo.
E isso deu-me alento para o resto do dia!

2 comentários:

  1. Que bom ler este texto pela manhã. As crianças são fantásticas e é uma pena aquilo que o mundo de hoje lhes está a fazer. É bom ainda ter esperança!

    ResponderEliminar
  2. O mundo? E os pais?
    Por vezes, dou por mim a pensar que alguns dos garotos que têm comportamentos difíceis são muito bons comparados aos pais que têm !

    ResponderEliminar