quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Quando tanto se dão "gostos" e "desgostos"

Gosto de música,de quase toda, dependendo do estado de espírito. Gosto de acordar com a sensação que, de facto, se descansou. Gosto de sorrisos. Gosto de abraços, de os dar e de receber. Gosto de cabelos compridos e de lábios bem desenhados. Gosto de mãos e de pés. Gosto de me sentir acolhido. Gosto de cozinhar. Gosto de Nestum mel. Gosto de comer. Não gosto de açorda nem de fígado. Gosto de grelhados e de batata frita. Gosto de doces. Não gosto de cerveja nem de vinho. Não gosto do cheiro do tabaco nem do cheiro do suor. Gosto de chá, dispenso o café embora goste do cheiro. Gosto de cheirar as coisas em geral e a comida em particular. Gosto de fotografar. Gosto de descanso. Não gosto de confusões, de sítios com muita gente, de muita agitação embora, por vezes, sinta necessidade de ver gente e confusão. Gosto de mimos e de carinhos. Gosto de sentir a tua cabeça contra o peito e de te afagar o cabelo enquanto te aninhas nos meus braços. Gosto do frio. Gosto de sentir os teus braços ao redor do meu tronco quando me abraças. Gosto de estar apaixonado.  Não gosto de estar sozinho sem nada para fazer. Gosto de sair e conhecer sítios novos onde ainda não tenha estado. Gosto de viajar. E de caminhar. E de ir esticando os meus limites para lá do ponto conhecido. Não gosto de trabalhar. Gosto do meu trabalho. Gosto de conhecer pessoas. Gosto experimentar coisas novas. Gosto do calor da lareira no inverno. Gosto de andar à chuva, chegar a casa encharcado, tomar um banho quente e vestir roupa lavada. Gosto do cheiro fresco da terra molhada após uma chuvada curta. Gosto de sentir areia entre os dedos dos pés, bem como relva e o pelinho dos tapetes/alcatifas. Gosto de casas velhas e tenho o sonho de reconstruir uma. Não gosto de coisas, sítios e decorações impessoais. Gosto do caos relativamente organizado em que vivo. Gosto de entrar em papelarias e sentir os cheiros e as texturas e de ver as cores de todos os lápis, canetas, marcadores, tubos de tinta... Gosto de ler. Não gosto de erros ortográficos e faço um esforço para não os cometer. Tento não ligar às aparências e tento ver para lá do óbvio. Gosto de água. De estar na água e de flutuar. Gosto de estar com amigos e de não ter de fazer esforço para fazer ou dizer coisas que não são minhas. Gosto de acampar e de entrar no saco-cama depois de um fogo de campo, pensar "foi bom!" e apagar. Gosto de gelados e de chocolate, também em mousse. Gosto de ter a casa organizada, mesmo que esteja aparentemente desarrumada. Não gosto de errar, mas sou capaz de pedir desculpa pelos meus erros. E tento emendá-los.
Gosto de conduzir. Depressa e devagar. Depende da pressa de chegar e do destino. Gosto de gatos. E de cães. Mas mais de gatos. Gosto de 'desligar' e de me perder sozinho por sítios que não conheço. Gosto de rir com outras pessoas. Gosto de cantar e de tocar viola. Não gosto de gente estúpida, nem de gente que se faz de estúpida para ganhar algum tipo de vantagem sobre os outros. Gosto do nascer-do-sol. Gosto de ver chover. Aprecio uma boa trovoada, com e sem chuva. Gosto de sentir o vento na cara e fechar os olhos. Gosto de gostar de pessoas. Gosto de chegar a casa e abrir as janelas de dia ou de noite. Gosto de fazer rir as outras pessoas. Gosto de olhar um céu estrelado, deitado num saco-cama ao relento. Gosto da Lua e da forma como aparece, desaparece e se esconde na sombra da Terra que o Sol projecta. Gosto da Natureza e de árvores. Gosto de me sentir minúsculo no meio de uma paisagem esmagadora que nos reduz ao nosso verdadeiro tamanho. Gosto de fazer coisas com as mãos.  Gosto de viver. Gosto de me sentir vivo!

4 comentários:

  1. Gosto de descobrir pessoas que escrevem o que lhes vai na alma.

    ResponderEliminar
  2. E eu gosto de muito mais coisas que não coloquei no post. Mas posso dizer-te que gosto muito da tua lista de gostos que está no teu blog. Identifico-me com muita coisa que lá tens.

    A internet tem destas coisas.
    Aproxima pessoas, que em circunstâncias normais, não teriam qualquer hipótese de meter conversa, e com as quais não perderiamos um minuto para dar um 2.º olhar.

    É um risco. Gosto de correr alguns riscos.

    ResponderEliminar
  3. Bem-vinda!
    O charco não tem porta, por isso é só entrar.

    ResponderEliminar