domingo, 6 de maio de 2012

Queima das Fitas

Hoje é dia do cortejo da Queima das Fitas em Coimbra.
A universidade que frequentei, na minha cidade, está em festa. Ao longo dos anos do curso, participei em todos os cortejos, fossem os da Queima, fossem os da Latada. E mesmo depois de ter terminado a licenciatura, por vários anos, estive presente no cortejo, a abanar as fitas e tirar o mofo da capa.

Foram anos bons aqueles que passei na Universidade. É uma fase  interessante da vida. Aquela em que temos muitas certezas e outro tanto de dúvidas, mas em que a conjuntura não os atemoriza tanto. Sentino-nos mais disponíveis para arriscar, para nos lançarmos em descobertas e aventuras novas.


Ao longo do curso, tive oportunidade de aprender. Aprender sobre as pessoas, sobre o amor, sobre a vida, sobre o que somos, o que queremos e o que estamos dispostos a fazer para o atingir. Não fui um aluno brilhante. Não fui um mau aluno. Os primeiros anos, como na esmagadora maioria dos meus colegas, os resultados da avaliação das cadeiras não foram famosos, mas nos últimos, a coisa começou a melhorar e terminei o curso no tempo previsto. Lembro-me perfeitamente da sensação de ver ser publicada a nota da última cadeira do curso. Do misto de alivio e de alegria por ter terminado o curso e do vazio que senti por naquele preciso momento não ser nem estudante, nem empregado. Era só um fulano com uma licenciatura,. Não era aluno, nem era outra coisa qualquer. Era nada.

Hoje é dia do cortejo da Queima das Fitas e não fui ver nada. Apesar de estar em Coimbra não me apeteceu ir ver o desfile. Muito álcool, muito vidro partido, muito barulho.

Hoje é dia do cortejo da Queima das Fitas.

Algumas saudades, alguma nostalgia e recordações boas de momentos e de pessoas que aquecem o coração e turvam a vista.

2 comentários:

  1. Esta quase a chegar o "meu" momento. A última serenata, o último cortejo e a última nota da cadeira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! É bom sentir que se cumprem etapas. E que se atingem os objectivos traçados. Aproveita enquanto podes!

      Eliminar