domingo, 9 de outubro de 2011

Resumo do dia

Aqui na terrinha foi dia de realização de uma actividade do agrupamento de escuteiros a que pertenci durante quase 20 anos. Assim, e aproveitando o estar por cá, resolvi ir ao local onde se realiza essa actividade para ver aquela gente que durante tanta tempo foi tão importante para mim. E fiquei triste. Poucos participantes, pouca gente a ver, pouco entusiasmo. Mas note-se: na barraquinha da cerveja, a animação era a rodos. :s

Às vezes, sinto saudades dos escuteiros e das actividades que fazíamos, dos bons momentos que lá vivi, das pessoas que conheci e do que me foi permitido aprender e ensinar. Contudo, hoje tive a certeza que o meu agrupamento não é este. O meu agrupamento era mais dinâmico e trazia mais gente à rua. O meu agrupamento preocupava-se com as pessoas e não apenas em ter lucro nas actividades que promovia. O meu agrupamento acolhia bem, e neste, as pessoas passam e nem cumprimentam. Viram a cara. Custa-me que antigos chefes meus, tenham este tipo de comportamento. Que choca frontalmente com o que me ensinaram. Que vai contra a velha máxima que diz, escuteiro uma vez, escuteiro sempre. Ainda para mais quando nada há que justifique. As acções ficam com quem as pratica.

Encontrei amigos de sempre. Que nem sempre são amigos. A vida afasta-nos. Obriga-nos a trabalhar longe. O namoro, o casamento e os filhos separam-nos. O trabalho e as obrigações separam-nos. E o que era para ser para sempre, torna-se num conjunto de recordações mais ou menos dispersas e difusas.

Encontrei amigos de sempre e senti que alguma coisa mudou. Terei sido eu, terão sido eles? Provavelmente ambos. Fiquei com aquela sensação que por vezes se tem quando não se vê alguém há algum tempo e depois dos cumprimentos se fica sem saber o que dizer.

Depois de sair de lá, resolvi ir ver o mar. A praia mais próxima é a da Figueira da Foz. E para lá fui. Acabei por subir até à Serra da Boa Viagem e assistir ao pôr-do-sol. Fiz alguns bonecos. Como estes:




Farol do Cabo Mondego

15 comentários:

  1. Sapo,
    as fotos estão lindas. E a praia da Figueira é qualquer coisa de especial, sempre que vou a Coimbra gosto de dar um saltinho à Figueira.
    Quanto às amizades, o que tu sentiste é normal, como sabes. Mas o importante é que a vida nos oferece a capacidade de regenerarmos os nossos amigos, aqueles que são muito e tudo.
    Boa semana de trabalho ;)

    ResponderEliminar
  2. Que bom que é ter uma máquina fotográfica à mão quando se precisa dela, :)
    Mostrar uma imagem (ou boneco, como gostas de chamar) é mostrar aos outros como vemos o mundo naquele momento, partilha-se um pouco de nós. O que os outros vêem é diferente na medida em que não estiveram lá naquele momento mas fica-se com a sensação de que até podiam ter estado… e o abismo entre o eu e o outro já não parece tão grande.
    Ginja

    ResponderEliminar
  3. omeujornaldiario:
    E vens a Coimbra com frequência. Ainda bem que gostas das fotos. Quanto às amizades, plenamente de acordo. Mas a distância não é determinante. Tenho amigos que estão bem mais longe e que não vejo há bem mais tempo e a sensação que tenho quando os vejo é substancialmente diferente. Não há-se ser nada, digo eu!

    ResponderEliminar
  4. Ginja:
    Mesmo! Dá mesmo muito jeito! Especialmente quando nem sempre se consegue demonstrar ao outro o que se vê e o que se sente. Os tais abismos de que falas podem ser demasiado largos e profundos para que seja possível passar a mensagem.
    É preciso lançar cabos e construir pontes. Ainda que suspensas e bambas.

    ResponderEliminar
  5. Olá sapinho,

    Com que então estiveste na minha terra este fim de semana e não deste um saltinho à minha margem!

    A ver se para a próxima combinamos um gelado e pomos a converseta em dia, pode ser?

    Abracinhos e saltinhos,
    kali

    ResponderEliminar
  6. A propósito... a minha terrinha é mesmo bonita! Vêm-se boas vistas do teu charco :)

    ResponderEliminar
  7. Kali:

    Estive sim. E ainda atirei uma garrafa ao mar com uma mensagem lá dentro. Mas ou se perdeu ou foi ter a outra margem que não a tua. De qualquer das maneiras, não tive resposta.
    Gelado é bom. Mas agora só volto para esses lados mais para o fim do mês. Fica anotado!
    Abracinho apertadinho.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Sapo,

    vou a Coimbra pelo menos um fim-de-semana em cada mês. Tenho lá um grupo de amigos, daqueles que a distância não apaga :) Tu sabes quem são!

    ResponderEliminar
  9. É sempre bom saber que um Sapo consegue tirar fotos lindíssimas.

    :)

    ResponderEliminar
  10. Amigos verdadeiros e bons. Os únicos dignos de ostentar essa designação. É desses que falas, certo?

    Vai que até já nos cruzamos pelas ruas da cidade? :) Mundo pequeno, este!

    ResponderEliminar
  11. Sorriso de Menina:
    Bem-vinda ao Charco. E obrigado pelo comentário! :)

    ResponderEliminar
  12. Sapo,

    tu sabes :)

    Quanto aos ditos cruzamentos, digo-te apenas isto: Portugal é uma aldeia. Agora tira as tuas conclusões.

    ResponderEliminar
  13. omeujornaldiario

    Aldeia e das pequenas. Estás a deixar-me curioso. :D

    ResponderEliminar
  14. Lol

    Não te conheço, não te preocupes :) Apenas acho fantástico as semelhanças de vida e caminhos que vamos tendo em comum com certas pessoas ;)

    Beijocas sapecas, lol

    ResponderEliminar
  15. omeujornaldiario:
    Não estou preocupado. Apenas curioso. :)

    ResponderEliminar