terça-feira, 18 de novembro de 2014

Food.inc

Tenho andado a mostrar aos meus alunos de nono ano o documentário Food.Inc que retrata a forma como são obtidos os alimentos que temos à nossa disposição nos supermercados. O documentário centra-se nos Estados Unidos da América, mas acaba por retratar um pouco o que vai acontecendo na Europa, embora (espero!) a uma escala menor.

A forma como os animais são tratados e criados com o único objetivo de os tornar maiores no menor espaço de tempo possível, sem atender aos mais elementares direitos dos animais, alimentados com rações à base de milho (cultura subsidiada pelo governo americano) em explorações agrícolas semelhantes a fábricas A forma como as multinacionais tratam os seus trabalhadores, aproveitando-se de situações de exclusão social, explorando-os com condições de trabalho perigosas para a sua saúde, com baixos salários, tirando vantagem da imigração ilegal e da necessidade de alguns, com a complacência e cumplicidade das autoridades.

Mais uma vez, este documentário tira a máscara ao país autoproclamado pátria da Liberdade, defensor dos fracos e oprimidos. Corrupção, ligações perigosamente suspeitas entre poder político e económico em que claramente se identificam dos dois lados da barricada, as mesmas caras, em tempos diferentes. Compadrio, promiscuidade, interesses ilegítimos que fazem crescer casos de contágio por E. coli bacter, salmonela, diabetes do tipo II e a noção clara de que o baixo custo que os alimentos processados que estas indústrias (agro)alimentares produzem, trazem uma factura escondida de muito grandes dimensões que os decisores escolhem não querer ver.

Companhias como a Monsanto que espalham a sua ditadura de medo e terror entre os agricultores, preocupados que estão apenas e só com o lucro...

Vejam o documentário. É extenso, mas na minha opinião vale muito a pena. Nem que seja para nos questionarmos sobre as nossas escolhas enquanto consumidores, e que diferença podemos fazer.

Aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário