terça-feira, 25 de novembro de 2014

Trabalhar para aquecer

Propuseram-me ir com uns alunos a uma visita de estudo de uma manhã a uma localidade próxima. No meu dia sem componente lectiva. Para dar umas horas que ninguém me paga. Custa, no enquadramento actual, estar a dar horas que sei que de certeza não me vão ser pagas. Custa saber que trabalhamos tempo a mais, que vai muito além do nosso horário semanal de trabalho e que a paga que temos no final do ano é um chuto no rabo e que vamos passar mais um verão de incerteza sem saber se vamos ficar, onde vamos ficar e quantas horas. Custa sentir que o trabalho que fazemos não é recompensado, nem pelos colegas, pais e muito menos pelos alunos, e que nem no dia de receber o vencimento quase me dá uma coisinha má quando olho para a quantidade de dinheiro que o Estado me tira sem pedir licença. Mais de 30% do meu ordenado vai para pagar Segurança Social, IRS, taxas e sobretaxas.

De modo que um destes dia lá vou para a tal visita de estudo de uma manhã com uns alunos, trabalhar de graça, gastar tempo precioso para a preparação das reuniões de avaliação que começam logo na semana seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário