domingo, 30 de novembro de 2014

O Natal está em toda a parte

O espírito de Natal tirou bilhete e foi substituído por um outro espírito que de natal não tem nada, a não ser a época do ano em que ocorre. Os centros comercias, as lojas e as ruas começam a exibir decorações de Natal. A música de algumas lojas são compilações das mesmas canções estafadas de ano após ano rodarem nas playlists e sistemas de som dos centros comerciais. O Pai Natal (quem?!) chega aos centros comerciais, à baixa, à loja X e Z a toda a hora e instante. Há parques infantis com casas coloridas cobertas de neve (tão típica do nosso país!) com gnomos de ar cansado e sorriso triste que tomam conta dos Tomás, Afonsos, Matildes, Mafaldas e Guilhermes deste mundo que, como crianças bem educadas) lhes puxam os barretest e dão chutos nas canelas (só para saber de que cor serão as nódoas negras das pessoas com pernas verdes e vermelhas).

Os pais das pdc's andam atarefadíssimos a entrar e sair de lojas para comprar coisas que depois vão oferecer a outras pessoas, algumas das quais só estão na lista de Natal, porque "parece mal não dar nada". O stress das compras (e em particular, das compras de última hora) fazem perder a paciência a um santo e o que nelas é gasto daria para passar uns bons dias de férias com a família no verão ou ir para fora naquele fim-de-semana prolongado.

Não tarda, começam as televisões a anunciar a milionésima reposição do Sozinho em Casa. este ano, a parte 19 - Natal com as Duendes Marotas do Pai Natal.

Isto não é Natal. Ainda não é Natal
Natal é outra coisa.
Substancialmente diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário