quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Balanço?!

2011 está à beira de terminar. Não que seja algo de extraordinário. É apenas a marcha do tempo, que alguém decidiu começar a contar, não se se sabe bem quando.

Por estes dias, há uma tendência generalizada para analisar e avaliar o ano que está a terminar. Canais de televisão, jornais, revistas fazem o balanço do que foram os últimos 365 dias. Reportagens, artigos, e peças jornalisticas mostram o que de melhor e pior aconteceu nas mais diversas áreas da sociedade a nível interno e internacional.

Se tivesse de fazer um balanço do ano, o que dizer? Que conclusão tirar relativamente à globalidade de 2011? Não sei se me apetece pensar em tanta coisa que aconteceu. Foi um ano agitado. De grandes mudanças a nível pessoal. Umas dolorosas, outras agradáveis, mas de mudança. Porém, para melhor muda-se sempre, não é?

A situação económica e financeira do país é o que todos sabemos e conhecemos. As incertezas sobre o futuro são imensas. As dificuldades que se avizinham, vão ser um teste muito duro à capacidade de resistência e persistência das pessoas. O ano de 2012 vai criar muitos problemas a quem não for capaz de antever as mudanças e assim, se precaver contra os seus efeitos menos positivos. Sim, desde já aviso que durante o ano que vem me irei queixar. Mas também não vou baixar os braços e desistir. Posso até ser forçado a emigrar, a procurar noutro local o que o meu país não me sabe dar, mas não vou desistir.

Tenho um motivo muito forte para continuar a tentar: eu e tu. E os seis meses de que falamos há pouco. E o que dissemos que iriamos tentar realizar depois desse tempo. Mais do que perder tempo a falar do passado, a relembrar o que foi, como foi e porque foi, quero pôr os olhos no horizonte e fazer caminho.

Caminhar contigo. Nem ir à tua frente, nem me deixar ficar para trás. Caminhar contigo ao mesmo ritmo, umas vezes mais rápido, outras mais devagar. Parar para descansar. Parar para ver a paisagem, o céu, as estrelas. Parar para escutar o que temos para dizer um ao outro. Parar porque o outro precisa. Parar para depois avançar com mais vontade e mais determinação, rumo a sermos mais e melhor. Juntos e cada um de nós.

2 comentários:

  1. Um Bom e Feliz Ano Novo! Eu sei que vai ser o NOSSO ano! Adoro-TU :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo/a

    Como queres que responda a isto?

    Ah! Já sei! <3!

    ResponderEliminar