quarta-feira, 13 de março de 2013

Como desenhar mulheres, motas e cavalos

Nunca tinha visto nada do Nuno Markl ao vivo. É verdade, não sendo um indefectível do homem, a verdade é que acho piada a muita coisa que ele escreve e interpreta aos microfones da rádio comercial. Ouço-o desde 1998 num programa de manhã da Rádio Comercial com o Pedro Ribeiro. Nessa altura, acompanhado de Ana Lamy e José Carlos Malato, (sim o dos concursos da televisão). Nessa altura surgiu O Homem que Mordeu o Cão, com uma série de estórias e rábulas inventadas por ele, em tudo semelhante ao que acontece hoje. Mas permitam que vos diga que as emissões naquelas manhãs de há quinze anos tinham algo de verdadeiramente mágico. As coisas que hoje se ouvem nas Manhãs da Comercial tinham naquela altura uma frescura, uma novidade e um interesse bastante maior pela diferença que marcaram. E em grande parte, o sucesso das manhãs passava pel'O Homem que Mordeu o Cão.

Entretanto, a equipa das manhãs mudou. Saiu a Ana Lamy, depois o Malato e entrou a Maria de Vasconcellos. O sucesso manteve-se. O programa saiu da antena da Comercial e passou para a BestRockFM (outra rádio do grupo MediaCapital) que só se ouvia em Lisboa e no Porto. Sendo de Coimbra, deixei de ouvir. Com esta mudança o Markl mudou-se para a Antena3. Aqui fazia a emissão da manhã com o José Mariño, o Botas e não me lembro de quem mais, mas penso que havia uma voz feminina. Por esta altura, começou, se não me falha a memória (mas é provável, que eu sou antigo!) o Há Vida em Markl, OLivro dos Porquês, Laboratólarilolela Nova mudança em 2009/2010(?) de volta para a comercial. Grande equipa, novamente junta: o Pedro Ribeiro, o Markl e a Vanda. Pouco tempo depois junta-se a voz do Vasco Palmeirim saído da MegaFM. Confesso que não lhe achei grande piada, mas a verdade é que o tempo se encarregou de mostrar que está ali alguém com jeito para a coisa. A cena do Markl agora chamava-se Caderneta de Cromos e foi um sucesso. Enorme. O ano passado, em Março a equipa reforçou-se com o RAP e aí as coisas passaram para outro nível. Desaparece a caderneta de cromos e surge a coisa que menos impacto criou junto do público (nem me lembro do nome, peço desculpa) Grandiosa História Universal das Traquitanas. Não que fosse mau ou algo parecido, mas era difícil concorrer com as Mixórdias do RAP...

Adiante!
No sábado fui com a lobita, a Beja ver o espectáculo "Como desenhar mulheres, motas e cavalos". Gostámos. Rimo-nos bastante. Especialmente com o improviso que o Markl foi obrigado a fazer quando o computador que tinha os textos pariu. basicamente, o homem aguentou-se à grande a encher chouriços em frente a uma plateia bastante composta no Teatro Pax Julia em Beja. E mesmo o Miguel Araújo que o acompanha cantandoe tocando no espectáculo esteve bastante bem. Este sim! Foi um espectáculo único! Pena que a promessa de não sairmos de lá antes das cinco da manhã, não tivesse sido cumprida. Nem essa, nem a de irmos beber um copo depois do espectáculo!

O Markl, não sendo um Rembrandt ou um Dali, tem uma facilidade de traço desconcertante. Até carapaus ele desenhou! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário