terça-feira, 5 de março de 2013

Desformatar

O que faria se fosse capaz de desligar todas as barreiras que impedem de fazer o que me apetece?
O que aconteceria se conseguisse deixar  de lado as ideias feitas, a educação que os meus pais me deram, os valores que a família, a escola, o trabalho, a sociedade me foram incutindo?
Se fosse capaz de desprender-me dessas coisas, dos códigos morais, da religião, das regras, regulamentos, leis, preceitos, do que é normal. Do que esperam que faça, da "pressão do grupo", dos outros...

Como seria arrancar de nós e partir numa viagem de descoberta do mundo lá fora e encontrar o mundo que somos cá dentro? O que daí resultaria? Suspeito que crescimento. Palpável e tangível. Imagino-me a receber lições daquelas coisas que dificilmente se aprendem na escola: liberdade, amizade, humildade, tolerância, cooperação, solidariedade. Aprender a viver com menos. A dar mais. A dar tudo o que se tem, porque é no acto desprendido de dar o que se é e o que se tem que reunimos as condições para, verdadeiramente apreciar o que se recebe.

4 comentários:

  1. Só anseias pela aventura, a liberdade, a amizade e todas as outras coisas porque te "formataram", porque todos esses "agentes educativos" fizeram de ti aquilo que tu és hoje.
    Agora... só tu és responsável por conseguires viver da maneira que tu queres... digo eu :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei. Mas não foi neste sentido que escrevi.
      Lamento que tenhas percebido assim.

      Eliminar
  2. :) Já estamos esclarecidos! Isso é que conta!

    ResponderEliminar